Etiquetas

terça-feira, 31 de julho de 2018

VALE A PENA SER LÍDER?


Se entendermos que ser líder de qualquer coisa, deixando de lado o aspecto politico da questão, é comandar os outros pode dizer-se que não nasci para liderar coisa nenhuma. Já considerando como definição a pessoa que exerce alguma influência sobre o comportamento, pensamento e opinião dos outros, posso considerar-me, modéstia à parte, um autêntico Líder. Passados tantos anos, ainda se nota a minha influência sobre o pensamento e a opinião dos da minha geração e que comigo conviveram.
Pode questionar-se em que medida isso reverteu monetariamente em meu favor? Em nada mas fica a vaidade de ter deixado a minha marca, boa ou má, sobre todas as coisas que gravitavam no meu universo. Nesse sentido não custa nada ser líder, basta para isso ser autêntico.
É frequente ouvir falar na importância que tem a liderança em qualquer projecto que se quer bem sucedido e sobretudo nas ausências que se notam sobretudo no meu (ex) campo profissional. Sobre essas ausências e conforme já suspeitava pelos lugares vagos, só 32 deputados nunca faltaram às sessões plenárias da AR. Registe-se que se sentam no nosso hemiciclo 230 parlamentares… e que até ao presente se realizaram cerca de 107 sessões plenárias. Fazendo as contas, é esse o mal de ter sido professor de Matemática, só 13,9% dos deputados nunca faltaram. Se quisermos mergulhar no campo da estatística, cabe a cada deputado a média de 13,7 por debate (1500 faltas, tempo reportado a 18 de Julho).
Para quem trabalhou na substituição de professores, as ausências ao hemiciclo representam 37 ausências por doença de um total de 558 parlamentares. A liderar este ranking temos o PSD com 42,4% de faltas o que se traduz em 626 ausências. Este partido é logo seguido pelo PS com 37,8% de ausências…
O PSD continua a liderar sendo o grupo parlamentar com mais faltas injustificadas (dados recolhidos pelo JN).
Perante este panorama, afinal até vale a pena ser líder?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...