Etiquetas

sábado, 28 de julho de 2018

FALANDO EM ESCÂNDALOS


Está muito em voga falar-se em escândalo por tudo e por nada desde que haja um inconfessado e camuflado interesse pessoal ou colectivo. Fora isso, a sociedade em geral é muito permissiva para com estes casos que não são totalmente estranhos ao país.
Desta vez já se gastaram rios de tinta com o caso Macron que afinal nem sequer representa a França nem o coloca na posição de directamente implicado no caso. Aliás ainda não percebi bem, política à parte, porque o caso merece a classificação de escândalo! Para mim, escândalo é quando alguém pratica qualquer ato que ofende a moral e a cultura de um país. Há quem acrescente e muito bem, a incompatibilidade com a lei vigente…
Para quem não segue com a atenção que o ato merece, permito-me recordar que Benalla era o guarda-costas pessoal entretanto destituído de Emmanuel Macron. Durante o Dia do Trabalhador Benalla foi visto num vídeo a agredir dois indivíduos participantes na manifestação. Isto faz-nos lembrar cenas semelhantes ocorridas no nosso país…
Os média são muito céleres em dar a notícia do ato mas raramente se sabe o que acontece aos responsáveis. Neste caso o presidente francês já veio a público assumir toda a responsabilidade… Enfim, mais um escândalo entre tantos outros que ocorrem na sociedade. Isto de qualquer ato ser considerado como escândalo é muito subjectivo, depende da sociedade e de cada um, de acordo com os seus interesses pessoais e profissionais. Qualquer ato que vá contra os bons costumes e que é objecto de censura e indignação da opinião pública segundo conceituadas enciclopédias é objecto de escândalo.
Ora isso é muito subjectivo, o que são os bons costumes e o que é ou deve ser objecto de censura e indignação da opinião pública? Quem avalia tudo isto?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...