Etiquetas

sexta-feira, 27 de julho de 2018

QUANDO COMEÇA A TERCEIRA IDADE?


Ser considerado idoso neste como em qualquer país depende de muitos factores tais como a cultura da sociedade e a qualidade de vida influenciados pelas respectivas mudanças físicas e emocionais. A estes factores, acrescentaria a saúde do próprio indivíduo fundamental para se considerar ou não incluído na terceira idade. Infelizmente ainda hoje muitos idosos não têm capacidade financeira para adquirir os alimentos necessários à aquisição ou manutenção de uma vida saudável.
Há bem pouco tempo, apesar da idade, dificilmente me consideraria idoso embora a  OMS considerasse como tal quem atingisse a idade cronológica de 65 ou mais anos de vida. É compreensível que esta idade varia conforme se considera o país mais ou menos desenvolvido. Pode então concluir-se que pertencer à chamada terceira idade é apenas uma etapa na vida do individuo mais do que a idade cronológica.
Claro que tudo isto depende do temperamento do idoso o que sempre exige uma dose suplementar de paciência ao tratador. Este é sem dúvida o ingrediente principal para quem é forçado a conviver diariamente com um idoso.
Com muita pena minha continuo com pouca paciência requerida ao convívio com problemas de coordenação motora e outras limitações de todo o género comuns a quem se encontra nesta fase etária. Perante tudo isto, tenho que assumir que já me encontro na considerada terceira idade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...