Etiquetas

sábado, 14 de julho de 2018

É ESSE O MEU DEUS


Já andava às voltas com este tema sem saber se lhe devia pegar até que surgiu a oportunidade de o debater por e-mail. Continuo confuso sem saber definir Deus mas sei com toda a certeza quem não é… Sou católico, penso eu, acredito numa força divina que tudo rege… não sei como, mas sei que o Deus que me rege não é nem nunca será o mesmo que, por ignorância, nos tentaram impingir desde crianças.
Dizia Einstein que acreditava no mesmo deus de Spinoza. O célebre pensador holandês acreditava num deus em tudo semelhante ao que dizia «pára de bater no peito ao rezar. Vai por esse mundo fora, goza a vida, canta, diverte-te, usufrui de tudo o que criei para ti. Não frequentes mais a esses templos frios e sombrios que construíste e dizes que é a minha casa. A minha casa fica nos montes, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias e em todo o lado onde possas exprimir o teu amor por mim.
Deixa de me culpar pela vida miserável que levas. Nunca te acusei dos teus pecados ou da tua sexualidade. Aliás o sexo é um presente para que possas exprimir o teu amor, a tua alegria de viver.
Não leias o que dizem as escrituras que nada têm a ver comigo. Se não me consegues ler em cada amanhecer, no pôr do sol, na paisagem que te rodeia, nos olhos dos teus amigos e das tuas crianças, também não me encontrarás em livro algum.
Deixa de me temer, eu não te julgo, não critico, não me zango, não me aborreço nem castigo. Também não me peças perdão, não há nada a perdoar. Se fui eu que te criei tal como és, como posso castigar-te?
Achas que inventei esse lugar onde queimo eternamente os meus filhos que se portaram mal? Que espécie de pai faria isso?
Não aches que a vida é uma provação, mais um degrau em direcção ao paraíso. A única coisa que te pertence aqui e agora é essa vida e só a ela deves satisfações. Não há prémios nem castigos, nem pecados nem virtudes, és livre de criar nesta vida o teu céu ou o inferno.
Podes ter a certeza que não te vou perguntar se te portaste bem ou mal. Apenas te pergunto se gostaste, se te divertiste, o que aprendeste?
Não gosto que me mintam… mas cansa-me mais que me agradeçam. Sentes-te grato? Então agradece a tua vida, a tua saúde, a tua relação com os outros, dá largas à tua alegria. É essa a maneira que tens de me agradecer.
Pára de repetir qual papagaio o que te ensinaram a meu respeito. A única certeza é que o mundo está cheio de maravilhas que te esperam.
Para que precisas de mais milagres? Para quê tanta explicação?
Não me procures noutro lugar porque não me encontrarás fora de ti.»
É esse o meu Deus…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...