Etiquetas

segunda-feira, 2 de julho de 2018

NEM TUDO É VERDADE


Disseram-nos na escola que o cabo das tormentas ficava muito longe, lá para a África do Sul, aproximadamente junto à Cidade do Cabo. Nesse tempo, nem sequer sabíamos muito bem onde ficava a África do Sul quanto mais a Cidade do Cabo…! Mas eram assim os programas e os professores tinham que os cumprir. É verdade que tínhamos uma vaga ideia de que este Cabo se localizava onde os oceanos Atlântico e Índico se encontravam se bem que se desconhecesse a localização exacta do oceano Índico por se situar mais longe…
Devido às imensas dificuldades que enfrentaram os marinheiros baptizaram-no de Cabo das Tormentas mas, mais tarde o rei D. João II ordenou que se rebaptizasse este cabo com o nome de Cabo da Boa Esperança o que, no meu entender, não vem nada a propósito da realidade. No meu pequeno mundo, o cabo das tormentas fica mesmo ali mesmo, ao fundo da rua.
Basta caminhar até ao café da esquina e entrar na rua principal. Ao dobrar da esquina, a brisa transforma-se em vento forte e a chuva, quando há, cai do céu com mais intensidade e batida pelo vento.
Curiosamente a esquina parece-se bastante com o Cabo das Tormentas devido à sua configuração. E pensar que todos os dias sou “obrigado” a dobrar esse cabo e enfrentar a tormenta que me espera do lado de lá a caminho do almoço.
Estes são os elementos do clima que aguardam do outro lado daquela esquina.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...