Etiquetas

domingo, 8 de julho de 2018

O PODER CURATIVO DA MÚSICA


Apesar de pouco conhecidas, sabe-se já muito sobre as funções de cada uma das zonas do cérebro e nada impede que se venha a conhecer ainda mais (ver mapa anexo). Descobriram agora o que venho a advogar há muito tempo, o poder curativo da música. Além do prazer que proporciona a quem a ouve, a música possui efeitos terapêuticos ainda desconhecidos mas que nem por isso são de ignorar. Ela consegue estimular quase todas as zonas cerebrais razão pela qual já se está a implementar a sua contribuição no SNS.
Um estudo feito com pessoas que apresentavam falta de equilíbrio foi introduzida música que revelou, ao fim de meio ano, francas melhorias ao nível da marcha. Não admira que se verifiquem estes resultados, basta observar o benefício da música no treino físico dos utentes do ginásio que frequento. Com efeito, além de melhorar a resistência na passadeira e na bicicleta, a música mostra-se benéfica fornecendo a quase totalidade do oxigénio que organismo necessita. Além dos benefícios apontados, verificaram-se também melhoras nos doentes que sofreram recentemente um AVC.
Dependendo do tipo de música, o que aliás é válido em qualquer situação, também os pacientes que sofreram um ataque cardíaco diminuíram de forma significativa o respectivo ritmo cardíaco.
As vantagens de ouvir música não se ficam por aqui. Só tem vantagens ouvir música quer internado numa unidade de cuidados intensivos ou já em casa.
Surpreenda-se com estes e outros resultados lendo a reportagem completa na revista VIS de onde foram retirados muitos dos dados aqui descritos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...