Etiquetas

quinta-feira, 5 de julho de 2018

O REGRESSO DO PRÍNCIPE


Desde muito cedo que me habituei a ouvir o nome de Aga Khan associado à obra notável sob vários aspectos, desenvolvida no nosso país. Certamente, depois de tantos anos, não devemos estar a falar do mesmo personagem mas isso pouco importa, o homem morre mas a obra fica.
Agora que cresci, uma pergunta se impõe: Quem foi ou quem é afinal Aga Khan?
Pouco tempo decorreu desde que deitei mão aos meios informáticos à minha disposição a fim de encontrar alguma informação sobre este misterioso personagem que povoou o meu imaginário de criança.
O título que ainda hoje usa foi atribuído em 1817 pelo então Xá da Pérsia atribuído a título hereditário. Por isso não sei a que príncipe se referiam lá por casa quando elogiavam a obra deixada pelo príncipe. Sim, porque se trata de um príncipe embora sem principado e não de um conto das Mil e Uma Noites como parece. Com efeito, embora recebido com honras de chefe de estado, não possui Estado algum. Descendente directo do Profeta Muhammad e apesar de ser um dos homens mais ricos do mundo, é conhecida a sua simplicidade.
Julho aproxima-se a passos largos e, se mais não vier a acontecer nesta santa terra, vai festejar-se em Lisboa o jubileu deste príncipe. Efectivamente comemora-se nos princípios de Julho (entre 5 e 11) o jubileu de diamante de Aga Khan para o que são esperadas cerca de 40 mil pessoas.
Muito mais havia a dizer sobre o império construído por Aga Khan muitas vezes associado ao epíteto de  playboy. Com efeito chegou a casar-se com Rita Hayworth…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...