Etiquetas

domingo, 29 de julho de 2018

FESTAS E ROMARIAS


Como não podia deixar de ser este é o mês das festas e romarias em todo o país e Esposende não é excepção. Terra pacata durante o ano só pontuada por alguns acontecimentos notáveis no fim da semana, anima-se nos meses de Julho e Agosto, meses em que se verifica o regresso em massa da maioria dos emigrantes desta região. Para quem gosta de sossego, estes não são os meses mais recomendados para uma visita mais detalhada pela cidade.
Principalmente em Agosto celebra-se a romaria da padroeira desta cidade, a Senhora da Saúde. Foi esta santa que me atraiu a esta cidade aquando da minha cirurgia ao coração. Localizada na saída da cidade para Barcelos, a capela oferece durante o ano um espaço arborizado propício à realização de picnics e outras actividades ao ar livre. A capela datada do século XVI ao que sei, substituiu a antiga capela devotada a S. Sebastião ali localizada. A localidade foi elevada à categoria de Vila em 19 de Agosto de 1572 por carta regia de D. Sebastião.
Como toda a cidade que se preza, esta cidade dispõe de um Pelourinho recuperado no princípio do século XX após o seu desmantelamento em 1867. Este monumento declarado imóbil de interesse público em 1933 merece uma observação mais cuidada.
Dispor de uma manhã ou todo o dia para visitar e apreciar como merece o Museu Municipal de Esposende não é suficiente mas pode-se sempre voltar. Este museu encontra-se instalado no edifício construído para Teatro Clube. Não sei se me congratule se lamente a sua reconversão de qualquer maneira é de louvar a conservação da sua fachada digna representante da Arte Nova. Antes de entrar detenha-se na observação da sua fachada e depois goze inteiramente desta visita.
Em outro dia, não deixe de visitar a Igreja da Misericórdia evitando as horas de culto uma vez que a igreja é muito concorrida. Desconhece-se a data exacta da sua edificação, sabe-se apenas que deve ter ocorrido durante o “reinado” de D. Henrique.
Não deixe de observar a louvável obra de requalificação ribeirinha com a implantação da ciclovia duma cidade plana convidativa ao uso da bicicleta.
A cidade dispões de belas praias que se enchem nos meses de Verão não olhando para o autêntico “escarro” que constitui a implantação destas torres na paisagem.
Muito mais há a observar em Esposende para quem quiser ver esta cidade.
Não deixe de visitar o Castro de São Lourenço aqui tão perto e que tem muito que ver e contar sobre a historia deste povoado.
Embora as festas da Padroeira de Esposende só se realizem a 15 de Agosto, as festividades estendem-se por todo o mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...