Etiquetas

quinta-feira, 15 de novembro de 2018

DE CANDEIA ACESA


Com base na gravura que ilustra esta publicação é normal que todos saibam quem foi Diógenes e o que representa sua fiel e incontornável lanterna.
Este filósofo, percorria as ruas de Atenas para onde se mudou, transportando sempre consigo uma lanterna acesa em pleno dia. Quando interrogado acerca desta atitude dava sempre a mesma resposta, a candeia acesa ajudava a encontrar um homem honesto. Ao que consta, nunca o encontrou.
Com esta atitude, Diógenes transformou a sua pobreza numa virtude cada vez mais rara nos nossos dias. Note-se que o problema da corrupção não é de agora nem uma característica do povo português, ela grassa por toda o lado.
Ao que consta, o filósofo fez de um enorme barril a sua própria casa onde perseguia uma vida natural que não dependesse das mordomias próprias da civilização. Diz-se que Diógenes possuía apenas um alforge e uma tigela como bens pessoais assegurando assim a sua autossuficiência.
Deste modo conseguiu desacreditar muitas das instituições existentes e valores sociais de uma sociedade corrupta que grassava naquela época.
De lá para cá pouco ou nada mudou continuando a vigorar os mesmos valores na sociedade actual. A corrupção alastra aos vários setores da sociedade com a única vantagem de agora ser conhecida o que antes era camuflado ou era alvo da chamada vista grossa… Para o conhecimento em geral da corrupção muito se deve aos média, pena que, perante a neblina que se forma em torno destas grandes figuras da sociedade, nunca se saiba o que lhes irá acontecer…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...