Etiquetas

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

AFINAL... É NATAL


Através da repetição exaustiva daquele anúncio apercebi-me que estamos a pouco mais de um mês do Natal. Nunca gostei muito desta época, nem mesmo em criança. Os presentes, nessa época, eram constituídos por peças de roupa que asseguravam as necessidades futuras. Mas não é por isso que não gosto do Natal. Como todas as festas e feriados nunca adquiriram para mim o seu verdadeiro significado, nunca fui visitado pelo famigerado “espírito do Natal”.
Todos os dias são Dias, o que faz com que nem sempre os festeje. Sei que esses Dias servem apenas para recordar algum evento que, na minha opinião, se deveria comemorar todos os dias independentemente do calendário.
Tal como respeito a opinião de quem gosta também espero a mesma reacção perante a minha atitude. Na minha opinião, esta data só favorece o comércio que deste modo consegue escoar alguns dos produtos acumulados ao longo do ano…
Já ouvi dizer que não se gosta disto ou daquilo, inclusivamente de praia e de mar o que me custa a compreender visto que amo as duas situações mas, não me custa aceitar que não se goste do Natal. Que me desculpe quem gosta, eu não gosto do Natal,  pelo menos desse natal que pressupõe uma falsa e hipócrita fraternidade e uma paz que geralmente não existe. Nesses dias toda a gente se abraça, mesmo os que se odeiam e continuam a odiar-se no dia seguinte…
Mas, como é natal, enfeitam-se as casas com azevinho, luzes e outros enfeites, há “pais-natal” por todo o lado (inclusive nas ruas e nos shoppings), figura em todas as casas e montras o característico pinheiro enfeitado a preceito… Tudo isto, ao invés do que era suposto, entristece-me.
Sou cristão (à minha maneira) mas não consigo gostar dessa época. Com o passar dos anos o natal reduziu-se a mais um feriado, uma época festiva obrigatória em que se esqueceu o nascimento de Jesus que realmente se celebra, representado pelo presépio cada vez mais ausente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...