Etiquetas

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

A PALAVRA DA MODA


O fenómeno já não é novo, de tempos a tempos há uma palavra que entra no vocabulário de toda a gente só porque está na moda. Se a palavra tiver raízes anglo-saxónicas, tem futuro assegurado neste país. As pessoas gostam de usar as palavras originárias do “inglês” e que estão na moda e moda… é moda.  A partir daí, a palavra é usada por toda a gente e em diversos contextos, mesmo desconhecendo o seu real significado.
Há uns tempos atrás, a palavra da moda era a “resiliência”. Toda a gente era resiliente embora sem saber muito bem o que era ser resiliente. Quando a ouvi pela primeira vez confesso que pensei tratar-se de algo conectado negativamente. Como sempre, recorri ao Google e através das diversas enciclopédias fiquei a saber o significado da palavra. Descobri que “resiliência” é uma capacidade que certos indivíduos têm de conviver com os problemas, superar obstáculos e resistir a situações adversas… Em sentido real, resiliência é a capacidade que certos materiais apresentam de se deformar sob uma força e depois de esta actuar, voltar à forma inicial sem se partir ou manter a deformação a que foi sujeito…
Depois desta consulta fiquei a saber que afinal sou um resiliente em todos os sentidos conseguindo manter a calma mesmo em situações de stress (cá está outra palavra), isto é, consigo separar o lado emocional do lado racional.
Hoje em dia a palavra resiliente deixou de ser usada muito por culpa da tragédia que ocorreu junto a Borba. A palavra da moda passou a ser o “Briefing” necessário ao cabal esclarecimento do ocorrido naquela estrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...