Etiquetas

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

O GRITO


Já em 1890 Van Gogh tentou acabar com a vida com um tiro no peito mas só dois dias depois o pintor conseguiu concretizar os seus intentos deixando atrás de si mais de 800 obras (não contabilizando os desenhos). Entre estas obras que o celebrizaram, figura “O Grito”. Ao que sei, existem quatro versões do quadro, o “Grito”, pintado pela mão do pintor norueguês Edward Munch. Embora os quadros digam muito sobre este pintor, “O Gito” de Van Gogh ficou célebre mundialmente. Atribui-se a fama de que goza Van Gogh ao facto de o pintor ter cortado a orelha esquerda que o incomodava. Penso que essa orelha lhe segredava coisas que a mente não podia suportar… Abandonado pela família e sem amigos que outra coisa lhe restava…?
Qualquer que fosse a solução encontrada, é lamentável que só depois da sua morte todas as obras tenham alcançado o sucesso que hoje têm.
Não importa quem pintou este quadro ou quando o fez, todas as obras acabam por traduzir a angústia que desse grito….
Longe de polémicas, quantas vezes deu vontade de soltar esse Grito, um grito surdo que ninguém escuta mas que ecoa cá dentro…
Há gritos que caiem dentro de nós e incitam ao corte não uma mas ambas as orelhas cheias da crise, da fome, da miséria, do roubo e da corrupção… e depois correr sem destino pelos Campos de Girassóis, soltado aquele Grito…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...