Etiquetas

sábado, 26 de setembro de 2020

QUENTE E FRIO

Faz lembrar uma qualquer ementa ou então um anúncio da TV mas não é disso que se trata. Durante muito tempo pensava-se que o frio era diretamente proporcional ao calor, isto é, acreditava-se que se tratavam de sensações equivalentes.

Achava, por isso, que se tratava de puro egoísmo expor qualquer ser humano a situações de frio e correntes de ar responsáveis pelos efeitos negativos que estes fatores exercem sobre a saúde nomeadamente infeções respiratórias, cardíacas ou, na melhor das hipóteses, uma simples gripe…

A sensação de frio ou calor, não é igual para todos os seres, são dois conceitos completamente diferentes. Enquanto que a temperatura corporal se equilibra produzindo maior ou menor quantidade de suor, o calor é difícil de erradicar do corpo humano e do ambiente. Depois de uma aturada reflexão sobre o assunto, cheguei à brilhante conclusão de que é mais difícil perder calor do que o ganhar. Não esquecendo a importância que têm as alterações climáticas, é conveniente recordar que a situação de frio que hoje se vive é preocupante. A instabilidade do “tempo” que dantes se aceitava-se como sendo uma consequência da estação do ano que se atravessa, hoje verifica-se em várias regiões do globo. As baixas temperaturas bem como a ocorrência de aguaceiros em pleno verão são frequentes e aparentemente ninguém se preocupa com a incidência destas condições climatéricas persistentes…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...