Etiquetas

terça-feira, 30 de outubro de 2018

HALLOWEEN, DIA DAS BRUXAS OU DIA DE TODOS OS SANTOS?


Antigamente, no meu tempo (lá estou eu a recuar no tempo), não existia senão o Dia de Todos os Santos. Este dia era festejado por toda a gente desde a mais recôndita aldeia até à mais cosmopolita cidade. À noite, os cemitérios resplandeciam de uma estranha luz, iluminados por mil velas que se compravam para o efeito sem que antes fosse feita uma limpeza completa à campa onde jaziam os restos mortais de algum familiar ou amigo … Enfim, crenças que não se julgam nem criticam.
Com a internacionalização, passou a festejar-se no fim de Outubro o Dia das Bruxas ou, dito em Inglês, o Halloween. Este dia, celebrava-se exclusivamente nos países anglófonos desde há longos anos e quase fez esquecer a tradição cristã que celebra o Dia de Todos os Santos na mesma data. Como não podia deixar de ser, apesar de não ser um país anglófono, passou a celebrar-se também o Halloween no nosso país…
A celebração deve iniciar-se com uma vigília que começada antes desta data recordando-se todos os santos e mortos dos entes queridos, como se isso fosse necessário…! É assim a tradição, digamos que não mudou mas evoluiu.
Como sempre, são esperadas as crianças do condomínio mascaradas a rigor, a bater de porta em porta a reclamar guloseimas ou fazendo as maiores e inimagináveis travessuras se a porta não se abrir…
Toca a correr a comprar as guloseimas esperadas pela criançada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...