Etiquetas

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

CHEGOU O TEMPO DAS CASTANHAS


Há muito anunciada ela aí está, a chuva tão desejada por muitos devido aos acendimentos e reacendimentos dos fogos que grassam por todo o país e tão odiada por mim.
Não gosto de chuva da mesma maneira que adoro este tempo outonal, as folhas tricolor arrastadas pelo vento que sopra mais fresco, da chuva miudinha que cai sem se sentir… Com o regresso da chuva surgem como cogumelos pelas ruas e praças os vendedores de castanhas assadas que muito aprecio.
Um outono incaracterístico que mais parecia verão, fez com que as castanhas andassem por mim um pouco esquecidas. O anúncio da chuva eminente com a descida da temperatura que lhe está associada, veio aguçar-me o desejo de umas boas e quentinhas castanhas assadas.
Sem querer fazer a apologia das castanhas recordo que estas podem ser consumidas até por diabéticos. Elas são um excelente fornecedor de hidratos de carbono que dão a energia essencial às várias actividades humanas. Também são ricas em fósforo e vitamina B o que as torna ideais na conservação de ossos e dentes saudáveis além de ajudarem a manter o cérebro em boas condições. Com efeito, por serem ricas em gorduras insaturadas, contribuem para aumentar o bom colesterol, reduzindo o mau.
Se a todas estas propriedades acrescentarmos o seu poder calmante que evita as tão temidas insónias, as castanhas deviam estar presentes em qualquer alimentação que se quer saudável e equilibrada.
Acrescente-se a tudo o que foi dito, o poder anti-inflamatória e cicatrizantes das castanhas. Seguindo uma dieta em que figurem moderadamente as castanhas, muitas das visitas ao médico podiam ser evitadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...