Etiquetas

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

ESPADAS DE SÃO JORGE


Quando se fala em espadas convém esclarecer previamente de que espadas se vai falar porque há espadas e… espadas. Podia muito bem referir-me a qualquer arma branca comummente designada por esse termo ou, na pior das hipóteses, às odiadas e tão temidas catanas. Mas não, talvez seja pelo nome ou porque agora reparo mais nelas, é da planta que me vou ocupar.
De origem africana as Espadas de São Jorge são bastante apreciadas e cultivadas tanto em África como em Portugal. De seu nome científico sanseviéria trifasciata é conhecida pelos nomes vulgares de Espada de Santa Bárbara, Língua da sogra e outros nomes que nem ouso mencionar.
Esta planta, soube recentemente, é cultivada pelo seu poder protector contra o mau olhado e energias negativas caracterizada pela cor verde das folhas pontiagudas que fazem lembrar espadas daí o seu nome, podendo apresentar a cor amarela no seu rebordo. Quando apresenta nos rebordos das folhas esta cor, acredita-se que atrai o dinheiro e a prosperidade a quem a possui.
Cada um é livre de acreditar.. no Pai Natal, ou então não.
Houve um tempo em que a conservei na sala como planta decorativa mas como não decorava nem crescia, ofereci o vaso com a planta… à minha sogra.
Verifico que a planta é mais cultivada como amuleto do que como planta decorativa. É normal por isso, ver Espadas de São Jorge à porta de alguns estabelecimentos comerciais. Acreditam os proprietários que, quando usadas à porta das lojas atraem o dinheiro e consequentemente a prosperidade dos donos.
Cada um sabe de si… e naquilo em que acredita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...