Etiquetas

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

ANIMAIS DE COMPANHIA


Aquilo que pensava nunca acontecer comigo, tocou-me de perto um certo dia através da morte do meu cão. Passaram-se meses, anos em que pronunciar o nome ou lembrar-me dele era o bastante para me desmanchar num pranto que parecia não ter fim.
Só quem gosta realmente de animais pode compreender a profundidade da dor que se sente quando um animal de estimação morre e que vai para além das horas do passeio e se prolonga no tempo.
A morte do Farrusco, era assim que se chamava, deixou-nos um sentimento de vazio só comparável à perda de qualquer familiar muito próximo… É uma dor tão intensa que ninguém pode compreender a não ser que tenha um por companhia.
É espectável que a vida de um animal seja mais curta do que a vida dos seus “donos” é normal portanto, que sejamos nós a sofrer com a sua perda mas nunca estamos preparados para esta realidade.
O Farrusco passou muitos anos, onze, ao nosso lado para que a dor causada por esta ausência não se tornasse presente durante muito tempo. Havia uma tal cumplicidade entre nós que foi difícil retomar a vida no mesmo momento desta partida brusca. Dedicou-nos incondicionalmente tanto amor e lealdade que a vida depois dele a vida nunca poderia ser a mesma.
A dor imensa da perda de qualquer animal, dizem os psicólogos, gera um impacto emocional semelhante à perda de um membro da família já que esse animal faz parte desse núcleo restrito que é a família…
Do que ficou dito, compreende-se que me recuse adoptar outro animal de companhia. Pensar que um dia seria fatal a sua morte é o suficiente para me evitar reviver a mesma dor. Com este pensamento, embora a tentação seja grande, tenho mantido esta convicção.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...