Etiquetas

domingo, 3 de junho de 2018

AS LONTRAS


Em sentido real, aquele bichinho até que é simpático (como pode ver-se na fotografia junta) daí serem-lhe dados os nomes dos mais famosos cá da terra. Trata-se de um mamífero que não se faz muito esquisito no que toca à respectiva alimentação. Tanto come peixe como carne que vai buscar às aves que consegue capturar. Mas não era nesse sentido que a frase era usada lá por casa. No meu imaginário, “lontra” era uma pessoa preguiçosa, bastante gorda e muito preocupada em comer mais do que com a respectiva prole, a casa e consigo própria. Geralmente, vá lá saber porquê, o nome era atribuído aos elementos pertencentes ao sexo feminino e, nesse sentido, ouviam-se expressões como estas: parece uma lontra…, está gorda como uma lontra… ou come que nem uma lontra.
Por afinidade era em sentido figurado que se recorria frequentemente a esta expressão até ao dia, por puro acaso, em que deparei com a definição exacta da palavra. Graças a ela descobri que o simpático bichinho tem hábitos nocturnos muito semelhantes aos meus…
Já que o animal não consegue mudar de hábitos por razões óbvias, cabe-nos a nós, seres inteligentes,  alterar a nossa maneira de viver mais consentânea com a idade…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...