Etiquetas

segunda-feira, 11 de junho de 2018

OS SANTOS POPULARES


Em pleno mês de Junho com o aquecimento ligado nem parece que estamos a dois passos dos santos populares. Não ignoro esta data em que, além do santo, se festejava também o aniversário daquele que não foi santo mas que (hoje) eu considero como tal. Quem recebe uma mulher com dois filhos adolescentes e faz deles seus próprios filhos? Não é comum mas acontece raramente.
Mas eis que já chegou Junho, o mês dos Santos Populares, das festas e arraiais que se estendem um pouco por todo o país.
Se em Lisboa se festeja Santo António de 12 para o dia 13, no Porto, um pouco mais tarde, festeja-se o São João do dia 23 para 24. A seguir, na noite de 28 para 29, chega o São Pedro mas, qualquer que seja o santo que se celebra, o que importa é festejar…
Nessas localidades o povo sai à rua para comer, beber e sobretudo para se divertir. Come-se o característico caldo verde acompanhado da sardinha acabadinha de assar em plena rua e muitos aproveitam para fazer o que raramente fazem, cantar e bailar pela noite dentro.
Os bairros populares enfeitam-se com arcos e balões que, com seu colorido, emprestam outra cor ao mais tristonho dos bairros.
Em qualquer cidade é comum o cheiro do manjerico que se espalha pelos largos, ruas e ruelas até chegar aos bairros populares.
No Porto, cidade que melhor conheço, os martelinhos de plástico tomaram o lugar do característico alho-porro que recordo com saudade e com que se batia na cabeça dos outros foliões.
Hoje-em-dia, por causa dos incêndios, está proibido lançar balões de S. João com que se inundava de cor o céu nocturno e à meia-noite pode observar-se o feérico fogo de artificio lançado sobre o rio Douro .
Para alguns, a noite só termina com um banho ou a ver nascer o sol na praia junto ao mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...