Etiquetas

terça-feira, 5 de junho de 2018

E VOCÊ, CONSIDERA-SE INTELIGENTE?


Entre duas fanecas e uma salada russa,  já na fase do café, a “discussão” estalou naturalmente vinda, como sempre, através do smartphone.
Afinal o que é ser inteligente? Eu, que me considero bastante inteligente, fiquei melindrado com mais esta divergência de opiniões a que já devia estar habituado. Com efeito, este conceito tem variado ao longo do tempo. Há quem defina inteligência como sendo a capacidade dum indivíduo desenvolver o raciocínio lógico com base na abstracção e memorização para chegar à compreensão…
Modernamente, devido à intrusão  da psicologia neste campo, surgiu um novo conceito de inteligência que resulta afinal da junção de vários tipos de inteligência indo desde a inteligência linguística, a lógica, a espacial, a motora, a musical passando pela inteligência interpessoal, intrapessoal e mesmo a naturalista…
Mais recentemente, este conceito sofreu nova reviravolta considerando-se inteligente aquele que é capaz de controlar os seus impulsos levando as suas emoções a situações muito concretas e adaptadas ao fim a que se propõe.
Guardo para mim, como professor aposentado, que inteligência é mais o conjunto de todas essas capacidades, muitas delas apenas observáveis através de testes e sobretudo no dia-a-dia. É precisamente no dia-a-dia que se “vê” se um indivíduo é ou não inteligente mas isso é navegar em águas turvas. Afinal o que é ser-se inteligente?
Dizem que é apresentar determinadas características como sejam a capacidade de conhecer, compreender, raciocinar/pensar e interpretar esquecendo que cada indivíduo demonstra qualquer tipo de inteligência sendo que há sempre uma que se sobrepõe a todas as outras.
Como não domino minimamente a psicologia e por possuir uma psicologia muito própria, fico-me pelo meu conceito de inteligência.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...