Etiquetas

segunda-feira, 25 de junho de 2018

O FRIO E O CALOR QUE A GENTE SENTE


Sentir frio ou calor é natural, depende muito da temperatura exterior, do sexo e, em casos mais graves de algumas doenças. Com efeito, o corpo humano possui alguns mecanismos de defesa contra essa mudanças de temperatura. Dando-se uma descida pronunciada da temperatura entra em função uma vasoconstrição das artérias visível pela cor arroxeada e arrefecimento das extremidades do corpo.
É comum atribuir-se à tiróide a total responsabilidade pelo controle térmico do corpo que pode ficar a dever-se além do hipotiroidismo ao síndroma de Raynaud. Com efeito, o tremor que acompanha a sensação de frio produz calor. Pelo contrário, a sensação de calor é acompanhada de suores cujo fenómeno da evaporação ajuda a baixar a temperatura. Um exemplo a que recorro com muita frequência é o frio que se sente depois de um banho. A evaporação da água do banho que vem agarrada à pele produz uma sensação de frio.
A pele, como maior órgão do corpo humano, além de detectar todas as sensações do corpo, fornece a noção de temperatura térmica também designada por temperatura aparente que pode ser muito diferente da temperatura real.
Sentir calor quando o tempo ameaça aquecer depois de um longo período de chuva e frio, não tem nada de anormal. É até saudável na medida em que protege o corpo de outros agentes agressores. Nas regiões mais frias do país, a descida de temperatura provocada pelos ventos fortes podem conduzir à hipotermia e outras complicações.
O maior problema ocorre sempre se sente imenso calor quando todos à nossa volta tremem de frio. Se a idade não o justifica essa onda de calor é merecedora de uma atenção mais cuidadosa. A pré ou mesmo a menopausa podem estar na base desses sinais. O termo menopausa aplica-se à mulher cuja menstruação se tornou mais irregular quando acompanhada de outros sintomas como o aumento da produção de suor, secura da pele e dos cabelos, etc. Tendo em atenção que muitos dos sintomas descritos dependem da diversidade de cada organismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...