Etiquetas

sábado, 9 de junho de 2018

E O BAILADO CONTINUA


Ora sobe, ora desce, nunca se sabe o preço que se vai encontrar no posto de abastecimento no dia seguinte. Isto para quem não vê TV ou lê Jornais. Estes media avisam com antecedência o eventual consumidor. De outra modo, acordar é um pesadelo sobretudo para quem faz uso do carro como instrumento de trabalho. Se desce um cêntimo num dia, sobe dois no dia seguinte (isto é só um exemplo) e tudo piora se atentarmos que as reformas são as mesmas, ou antes, cada vez menos… Assim, o baile dos combustíveis continua sem que a maioria dos utilizadores tome consciência para onde vai o seu dinheiro além do gasóleo ou gasolina com que abastecem o automóvel.
Segundo dados fornecidos este ano pela Autoridade da Concorrência (AdC), a carga fiscal sobre o gasóleo e da gasolina, aumentaram respectivamente 56% e 63% relativamente ao ano de 2004. Em linguagem menos específica, isto quer dizer que, de cada vez que abastece o seu carro com gasóleo, mais de metade (56%) vai directamente para os cofres do Estado. Em termos de gasolina, a coisa ainda é pior. De cada vez que abastece, 63% vão direitinhos para os cofres do Estado
E para onde vai o seu rico dinheirinho? Isso não lhe sei dizer. Apenas sei que, segundo estes dados aos 44% que representam o custo base do combustível, acrescem os impostos ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos e Energéticos) e o IVA (Imposto de Valor Acrescentado) que somados perfazem os tais 56%. Dito por outras palavras, mais de metade do preço de cada litro de gasóleo (56%) corresponde a impostos que pesam sobre este combustível. No caso da gasolina, as contas são fáceis de fazer sendo que em impostos paga também (63%) mais de metade.
E o Baile continua e todos dançam ao som da música sem se importar de onde vem e qual é o som que vem a seguir.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...