Etiquetas

quarta-feira, 20 de junho de 2018

GREVES E MAIS GREVES


Com tanta greve corre-se o risco de banalizar esta forma de luta, provocando o descrédito dos respectivos movimentos sindicais que estão na base destes movimentos. Aliás a Lei vigente diz isso mesmo, o recurso à greve é uma prerrogativa quase exclusiva das associações sindicais.
Confesso-me completamente dividido nesta como em outras questões que não vêm a propósito neste momento. Não discuto o direito nem a necessidade do recurso à greve mas pensando no transtorno que acarreta às populações, hesito que se recorra frequentemente a este direito.
Por definição e de acordo com a Wikipédia, greve é a cessação colectiva e voluntária do trabalho realizado por trabalhadores com o propósito de obter direitos ou benefícios. Neste ponto bacilo entre aceitar este direito inalienável dos trabalhadores e o interesse do público em geral… Eu próprio fui vítima de não sei quantas greves enquanto estive internado, desde os médicos, enfermeiros, auxiliares e não sei quem mais e a quem devo (penso) a situação em que me encontro… Talvez por isso fico indeciso quando vejo as longas filas de espera por transportes alternativos muitas vezes inexistentes, as cirurgias adiadas, o inglório e longo percurso de casa ao hospital mais próximo,…
O transtorno que causam na vida do cidadão normal que apenas pretende ir trabalhar não me deixa indiferente. Há profissões em que este tipo de greve não é admissível mas também não me perguntem qual é a alternativa porque também não sei qual é. Reconheço e por isso respeito quem recorre à greve como um direito consagrado na Constituição contudo não concordo com o prejuízo que causa às populações menos favorecidas.
Saímos há pouco de uma greve dos médicos, enfermeiros e auxiliares,… vivemos outra greve que se propaga como uma bola de neve a outras áreas porque (quase) todas estão mal pagas não perdendo de vista que o dinheirinho necessário à melhoria das condições de trabalho vem dos bolsos de todos nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...