Etiquetas

quinta-feira, 31 de maio de 2018

PORQUE HOJE É FERIADO


Para a maioria da gente, é mais um feriado nacional de origem religiosa (até aí ainda vão) e nada mais. Quando muito, trata-se de um pretexto para umas mini-férias visto calhar sempre a uma quinta-feira. Para mim, confesso, não passava disso mesmo até ao momento em que resolvi recolher mais informação sobre o tema. Como sempre, recorri à Internet não por falta de enciclopédias em papel mas por ser mais rápido.
O feriado que se celebra anualmente na segunda quinta-feira a seguir ao Pentecostes esteve envolto em polémica com os governos anteriores e a Santa Sé até que em 2016 voltou a constar, além do Calendário Litúrgico, como feriado nacional.
As origens deste feriado estão ainda envoltas nalgum mistério que pouco importa aprofundar. Sabe-se apenas que se baseiam nas visões de uma freira à qual Deus teria aparecido expressando o desejo de consagrar esta data ao mistério da Eucaristia… Mais plausível é a lenda que relata que um sacerdote no momento de partir a hóstia viu para seu espanto sair dela o sangue que presumivelmente seria de Cristo.
Para a maioria das pessoas, insisto, não passa de um mero pretexto para umas mini-férias visto o feriado calhar sempre a uma quinta-feira, perto do fim de semana.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...