Etiquetas

segunda-feira, 28 de maio de 2018

ATÉ QUE A VOZ LHE DOA


Muito se tem falado e vai continuar a falar na importância da voz no dia-a-dia. Quem se habituou desde criança a esse importante aparelho fonador sente-lhe mais a falta do que quem foi forçado a aprender a linguagem gestual. Basta lembrar o que acontece quando, por qualquer razão, se fica afónico. A falta que faz a voz quando se quer pedir um simples café…
Como qualquer músculo involuntário do corpo que se usa sem pensar, a voz é um bem precioso que muitas vezes descurámos tão certos estamos da sua presença. Só quando precisamos recorrer a esse “insignificante” apêndice sentimos a falta que nos faz quando queremos comunicar oralmente com alguém. Com efeito, é por meio da voz que conseguimos exprimir e observar as mais variadas emoções. Usa-se indiscriminadamente para cantar, chorar, gritar, gargalhar além de falar…
Para que haja comunicação oral, é necessário que o cérebro transmita aos músculos do trato respiratório a sua intenção. Deste modo, o som torna-se suficientemente audível para que haja comunicação entre os diferentes intervenientes numa conversação o que demonstra a importância do cérebro no comando de todas as partes do corpo humano.
Sendo utilizada principalmente para comunicar, a dependência da voz como órgão de comunicação é por demais evidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...