Etiquetas

terça-feira, 29 de maio de 2018

CORRUPÇÃO... QUAL CORRUPÇÃO?


Desconheço até ao momento o que juízes e deputados tencionam fazer para acabar com a corrupção que afinal grassa por todo o lado. Não sei nem me consola que a corrupção se circunscreva apenas ao Desporto. Ela alastra-se à vida política, social e finalmente à vida de toda a gente. Em maior ou menor grau todos acabámos por ser corruptos mas não é esse o tipo de corrupção que abala seriamente a economia e muito menos o lema deste ou qualquer país. Considera-se um lema qualquer ideia que se possa exprimir por uma frase usada como guia para todo o cidadão.
Por ser o lema de os Três Mosqueteiros, a frase “Um por todos e todos por um” ficou-nos no ouvido sendo usada em diferentes contextos se bem que nem sempre se conheça o seu verdadeiro significado. Escrita como sendo o grito de D’Artagnan e dos seus companheiros, acabou por ser o lema de um país. A frase foi adoptada pela Suíça à falta de outro tema que melhor se integrasse na Constituição deste país.
Apesar de ter sido escrita no longínquo ano de 184 por Alexandre Dumas, esta frase imortalizou-se não só através do célebre romance mas também do léxico de qualquer língua. No nosso país, o lema é outro mas por vezes esquecido. Gritemos bem alto e orgulhosamente o lema do nosso país à beira mar plantado: Esta é a ditosa Pátria minha amada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...