Etiquetas

quarta-feira, 23 de maio de 2018

A CASA QUE NÃO SE VÊ


Passei por ali vezes sem conta quer a caminho de casa, quer do café onde fingia estudar e nunca reparei que havia uma casa entre as duas igrejas! Foi preciso um cartaz feito para turista ver para reparar naquela casa escondida até então. Nunca me apercebi que entre as duas igrejas existia uma casa que rivalizava com as casas mais estreitas desta cidade. Falo obviamente das igrejas do Carmo e das Carmelitas e do café onde fingia estudar, mais conhecido por “Piolho”, sabe-se lá porquê…
A construção das duas igrejas que remonta aos séculos XVI e XVII só foi possível graças a aprovação do Vaticano. Naquela época, era proibido pelo Vaticano a construção de duas igrejas lado a lado, por isso se justifica a existência dessa pequena casa entre as duas igrejas.
Esta casa ficou célebre não só por ter acolhido importantes capelães mas também por se realizarem nela reuniões ultrassecretas desde o tempo das Invasões Francesas até ao Liberalismo passando pela Proclamação da República…
Eu que por ali passei vezes sem conta nunca me apercebi que existia a tal casa… não há dúvida bem escondida! Foi preciso esbarrar em sentido figurado, com o tal cartaz para me aperceber que existia uma casa entre as duas igrejas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...