Etiquetas

sexta-feira, 18 de maio de 2018

O DIESEL TEM OS DIAS CONTADOS ?


A notícia apanhou-me desprevenido como se um par de chapadas me dessem em plena face. Não foi imediata nem pacífica a mudança dos veículos movidos a gasolina para os chamados diesel. Diziam que eram mais lentos no arranque, que não davam a mesma performance durante o percurso, que se sentia muito a vibração própria destes motores… e tudo me servia de pretexto para os excluir da minha lista de preferências na hora de trocar de veículo.
Por fim lá aderi aos motores a diesel mais por uma questão económica do que por outra razão qualquer.  Note-se que o gasóleo continua a ser mais barato do que a gasolina.
Eliminados que foram os principais inconvenientes das motorizações a diesel eis-me a conduzir este tipo de carros convencido que pouco contribuía para a poluição do planeta. Devo dizer que actualmente possuo ainda um automóvel movido a gasóleo assim como alguns dos veículos anteriores.
Estudos recentes vieram alertar para a necessidade de terminar com este tipo de motorização até 2015… Como muitos outros fui apanhado de surpresa no conceito de contribuir minimamente para a poluição mundial. Verificou-se que todos os automóveis diesel emitiam partículas nocivas, os chamados NOx, tanto para a saúde como para o meio ambiente. Agora compreendo a “febre” dos fabricantes de automóveis, principalmente os orientais, de se debruçarem sobre os modelos híbridos ou puramente elétricos enquanto a velha Europa estava mais preocupava em “apurar” a tecnologia diesel, diga-se com resultados algumas vezes surpreendentes…
Não convém esquecer que a nova norma para reduzir as emissões poluentes entra em vigor já em Setembro do próximo ano… Data em que os fabricantes se comprometeram a reduzir a emissão dessas partículas o que explica muito do que aqui foi dito e que se diz por aí..

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...