Etiquetas

sábado, 27 de setembro de 2014

A CASA ONDE EU NASCI

No regresso de uma das últimas visitas de estudo que fiz com os alunos (antes de me reformar), tomámos o funicular dos Guindais. Qual a minha surpresa quando saí em pleno Largo Actor Dias! Foi no 1.º andar do número 82 deste Largo que nasci e cresci até cerca dos meus 9 anos. Quando digo nasci, digo-o literalmente, porque o parto ocorreu em casa sendo minha mãe auxiliada apenas por uma parteira (não profissional). Era assim que as coisas se passavam em plena cidade Invicta.
Tudo me pareceu além de familiar, também muito diferente da imagem que guardava de criança. O Largo não era assim tão grande como eu imaginava nem a rua tão larga, nem os plátanos tão altos… A casa já não existe, foi demolida para dar lugar ao viaduto da rua Duque de Loulé. Em frente da minha casa, do outro lado da rua, ficava o Largo Actor Dias com o seu chafariz ao centro rodeado de grandes plátanos, paredes meias com a muralha Fernandina. Ainda hoje, apesar de estar em pleno coração da cidade, goza do mesmo silêncio de outrora… e no silêncio do largo pareceu-me ecoar a lenga-lenga que precedia as nossas brincadeiras do esconde-esconde ou caçadinhas como lhe queiram chamar: "Pim, Pam, Pum, cada bola mata um, p'ra galinha e p’ró peru quem se livra és mesmo tu". Seria bola ou bala? Bola não fazia grande sentido mas servia muito bem para o efeito… Muitos anos se passaram, muitas casas já habitei mas, quando ouço alguma criança recitar a lenga-lenga, sou transportado ao Largo e é essa casa que revejo, a casa onde cresci…
Como diz a canção:
Et la maison, où est-elle, la maison
Où j'ai grandi ?
Je ne sais pas où est ma maison
La maison où j'ai grandi.
Où est ma maison ?
Qui sait où est ma maison ?
Ma maison, où est ma maison ?
Do outro lado da rua ficava o prédio onde nasci
O chafariz ainda lá está bem no centro do Largo com a muralha fernandina como fundo
Era por esta escadaria (escadas dos Guindais) que, em louca correria, descíamos até ao rio
 
Do lado oposto às escadas ficava a Praça da Batalha onde não estávamos autorizados a ir mas sempre o fazíamos às escondidas da mãe...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...