Etiquetas

quinta-feira, 13 de março de 2014

QUEM PAGA A FACTURA?

Após um período de obras megalómanas e do incentivo ao consumo feito pela Banca, muitas famílias acabaram por viver durante alguns anos acima das suas possibilidades. Perante a perspectiva de banca rota, Portugal teve que negociar com a troika um empréstimo financeiro de 78 mil milhões de euros. Poderia até parecer muito dinheiro se cerca de 12 mil milhões não se tivessem destinado à recapitalização da banca... Convém não esquecer que toda esta verba não se trata de um donativo mas sim de um empréstimo sujeito a uma taxa de juros variável e bastante elevada.
Quem é que então está a pagar a factura?
Segundo dados fornecidos em 2011 pela Autoridade Tributária e Aduaneira, num universo de 4,7 milhões de contribuintes, mais de 2,6 milhões não pagam IRS. Isto corresponde a 56 % do total dos contribuintes. Perante estes dados, embora referentes a 2011, é fácil concluir que é a classe média que está a pagar a factura… Isto porque as classes altas conseguem sempre escapar à austeridade transferindo os capitais para paraísos fiscais bem como as sedes das suas empresas para outros países com taxas menos severas… As classes menos favorecidas, os pobres acabam por beneficiar do empréstimo da troika através do subsídio de desemprego e do rendimento mínimo… além de outras benesses como os baixos escalões do IRS. De onde vem o dinheiro para pagar o bendito empréstimo da troika? Indubitavelmente é através das contribuições fiscais, dos cortes aplicados nas deduções à colecta, da sobretaxa de 3,5% e da contribuição extraordinária de solidariedade para os reformados, que a classe média contribui para sustentar este país e principalmente a própria máquina governamental…
Por tudo isto, ricos, pobres e políticos, deixem de dizer mal da “peste grisalha”, é ela que vos está a sustentar e a manter este país à tona sem o deixar submergir…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...