Etiquetas

sábado, 22 de março de 2014

UMA MULHER COM TOMATES

Será que existe algum pai, encarregado de educação ou responsável pelo ensino que desconheça o que se passa na sala de aula das nossas escolas? Não creio. O mais provável é que todos eles estejam a usar a técnica da avestruz que, quando em perigo enfia a cabeça na areia e espera que passe. É a atitude mais cómoda para quem precisa de “armazenar” as crianças enquanto trabalha e para os responsáveis pelo ensino no nosso país. Só que pelo facto de se fazer uso desta técnica os problemas não desaparecem e cada vez mais se avolumam de tal forma que se tornam praticamente insolúveis.
Durante anos todos tivemos a consciência de que algo estava errado com o ensino em Portugal mas não havia a coragem para o denunciar. Os governantes por incompetência, por não quererem assumir a sua ignorância para resolver o problema e principalmente para não perderem votos eleitorais… Pais e encarregados de educação por desconhecerem do que são capazes os seus educandos no ambiente de sala de aula. Os mais ajuizados acabam por adoptar um comportamento igual ou pior do que o maior malandro por medo de exclusão do “grupo”…
Finalmente alguém teve a coragem de denunciar a fraude que é hoje o ensino em Portugal. Sairam na quinta-feira, dia 20, os livros “A Sala de Aula” e “Diários da uma sala de aula” de Maria Filomena Mónica. Nestes livros, a autora inteligentemente, recolhe testemunhos de alguns alunos e professores que denunciam o ambiente que se vive nas salas de aula (e não só) das nossas escolas bem como o comportamento de alguns senão uma maioria dos nossos alunos.
Os relatos inseridos nestes livros deveriam envergonhar pais, encarregados de educação e governantes não fora o comodismo de uns e a incompetência de outros…
Deixo aqui um excerto da entrevista dada pela autora para que possamos reflectir neste grave problema…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...