Etiquetas

quarta-feira, 5 de março de 2014

QUANDO A PRIMAVERA CHEGAR

Com a aproximação da primavera vem-nos à memória aquelas imagens bucólicas dos campos em flor, o chilrear dos passarinhos, as canções de amor… Mas há também o lado negro de todo este romantismo… Com a chegada da primavera há sempre aquela tendência dos mais velhos se finarem o que acontece também no outono, diga-se. Enfim, manias dos idosos… Como sou friorento assumido, preferiria encetar essa longa viagem sem regresso em pleno verão mas isso é também uma mania de gente idosa que agora não interessa nada…
Até hoje não consigo compreender como fui capaz de antecipar o meu nascimento a poucas semanas da chegada da primavera! Acho que até hoje ela, a Primavera, nunca me perdoou tal indelicadeza. Estou convencido que a culpa foi da minha mãe que, farta daquela gravidez serôdia, me “botou” para o mundo sem me dar outra hipótese que não fora mesmo a de nascer…
E descansem os meus amigos (e principalmente os inimigos) porque não estou minimamente interessado na tal “viagem” sem regresso, pelo menos enquanto souber que alguém me ama. Estou convencido que a maioria dos idosos se despede deste mundo exactamente por não se sentirem amados. A falta de amor é letal para o ser humano, seja em que idade for…
Será esta a explicação da elevada taxa de mortalidade entre os idosos neta época do ano em que toda a natureza se renova? Talvez seja por falta de vontade ou força anímica para acompanharem a renovação da natureza…

Quando vier a Primavera, 
Se eu já estiver morto, 
As flores florirão da mesma maneira 
E as árvores não serão menos verdes que na Primavera passada. 
A realidade não precisa de mim. 
 (Fernando Pessoa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...