Etiquetas

quinta-feira, 27 de março de 2014

"DIÁRIOS DE UMA SALA DE AULA"

Dos recém-editados livros de Maria Filomena Mónica decidi começar a ler “Diários da sala de aula”, por ter sido a base que deu origem ao livro “A sala de aula”. Ainda pouco avancei na leitura não porque o tipo e tamanho de letra não facilite a rapidez do acto de ler nem pelo pouco interesse do diário em si. Como professor aposentado e por ter vivido situações em tudo semelhantes às descritas no livro, sinto uma espécie de angústia ao ver essas situações retratadas no livro. Sou frequentemente forçado a interromper a leitura de tal forma esse sentimento angustiante de reviver situações vividas na minha vida profissional. É inimaginável o que um professor tem de suportar a nível de desconsiderações vindas quer do próprio ministério quer dos alunos… É certo que há muitos professores baldas que sofrem as mesmas desconsiderações mas que também as merecem. Mas é triste, imensamente triste e desmotivante, para quem como eu e tantos outros tanto deram e dão de si às escolas onde leccionam…!
Seria bom que, antes de tecerem críticas aos professores de forma gratuita, lessem alguns relatos registados neste livro. Não digo que leiam todo o livro porque duvido que a maioria das pessoas tenha estrutura emocional para aguentar o confronto com estas situações.
Encontrei na Net esta figura que caricatura magistralmente o ambiente que se vive actualmente nas nossas salas de aula. Repare-se para além dos inusitados comportamentos dos alunos, na acção de alguns vândalos (1) que frequentam a sala de aula das nossas escolas.
(1)Termo usado com mestria pela autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...