Etiquetas

segunda-feira, 31 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DO NOME DAS PESSOAS

Sem querer entrar aqui na polémica questão da importância que nome poderá ter na vida das pessoas, recordo a propósito da escolha do nome da minha futura neta o que Saramago um dia escreveu: “Conheces o nome que te deram, não conheces o nome que tens”. É inegável a importância do nome já que confere a individualidade e vai acompanhar o indivíduo por toda a vida em todos os seus actos…
Na altura do meu batizado a minha saudosa madrinha Adriana Ramos Pinto era mãe de um filho varão de seu nome Eugénio. Era esse o nome que me estava destinado por motivos óbvios embora não fosse do agrado de minha mãe. Numa manhã em que se combinava definitivamente o nome a dar-me, o meu irmão que brincava por perto levantou-se do chão, correu para a minha madrinha e disse com voz autoritária: “Ete menino é joginho”. Perante a surpresa de minha madrinha e o embaraço de minha mãe, resolveram fazer novo teste fingindo estar assente o nome de Eugénio. Mais uma vez o meu irmão com ar zangado correu para junto de mim e, pondo-me a mão na cabeça, voltou a afirmar perentório: “Ete menino é Joginho.” E assim fiquei a chamar-me para o resto da minha vida já que não tenciono mudar de nome. Onde foi ele buscar este nome já que não havia ninguém na família nem na vizinhança com tal nome!?
Algumas culturas orientais acreditam que, para cada bebê que nasce, existe uma função predefinida daí que o nome deve estar relacionado a sua função durante a vida.
Ao recordar este episódio da origem do meu nome vem-me à lembrança uma canção que minha mãe também cantava de um filme português de muito sucesso na época:Maria Papoila

Diz que a sorte das pessoas, sempre ouvi
vem do nome que elas têm
ai! ai! ai!
Coisas más ou coisas boas, vem daí
e comigo calha bem
ai! ai! ai!
Eu no monte era Papoila
mesmo a graça da moçoila
que no campo anda a lidar
ai! ai! ai!
Mas o nome bem dizia
como sou também Maria
tinha que ir p´ró pé do mar
(Maria Papoila do filme do mesmo nome)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...