Etiquetas

quarta-feira, 12 de março de 2014

ELES ESTÃO POR TODO O LADO

Em qualquer lado para onde a gente se vire, seguramente encontrará um morcão. O termo é um regionalismo do Norte do país, mas o morcão é um fenómeno nacional. Atrevo-me até a dizer que o morcão ultrapassa fronteiras, é internacional, não tem idade nem pertence exclusivamente a um dos sexos. Em qualquer lado e a qualquer hora, sempre aparece à nossa frente um morcão. Na fila do supermercado, ele já está na caixa. É geralmente uma pessoa de idade o que não é desculpa pois muitas vezes é até mais novo do que eu (embora não o pareça…). Demora séculos a escolher o dinheiro no porta-moedas, mais ainda a guardar o troco e finalmente a conferir o talão com todo o cuidado. Começa então a pegar nos sacos de compras um a um com toda a calma como se não existisse mais ninguém para ser atendido. O morcão não aparece exclusivamente na fila do supermercado, pode ser visto em qualquer local de atendimento ao público. É aquele género de idoso (ou não) carente que aproveita a simpatia do atendente para conversar e pedir todo o género de informações enquanto toda a fila de gente apressada e com horários a cumprir, espera (in) pacientemente que a criatura se decida a ir embora.
Também nas filas de trânsito e mesmo nas autoestradas ele aparece à nossa frente. Aqui o morcão é o género de condutor (a maior parte das vezes idoso) sem a mínima aptidão para a condução. Duvido muito sinceramente que estas alminhas tenham alguma vez conseguido passar num exame de condução tal é a ignorância demonstrada relativamente ao código da estrada. Desde o conduzir em contramão, seguir pela faixa da esquerda 20km/h nas autoestradas, fazer inversão de marcha em vias de grande movimento, etc., etc., tudo eles fazem com o ar mais cândido de quem faz a coisa mais natural do mundo… os outros condutores é que são “os loucos do volante”.
Por favor, se algum dia por estranha metamorfose me transformar num desses morcões, por favor, tomem as devidas providências para me impedir de conduzir e passar a usar os transportes públicos…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...