Etiquetas

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

SAUDOSISMO

Em parte não tenho saudades do passado nem me detenho muito por lá mas não é que me apanhei a dizer “no meu tempo”!? Nem posso acreditar que tenha recorrido a este argumento… nunca gostei de ouvir esta frase, seja em que contexto for…

Prometo que não voltarei a usar esta frase. Quando recorro a ela, quero apenas referir-me ao tempo da juventude que já lá vai, sem qualquer espécie de saudosismo. Em tudo há vantagens e desvantagens e, por ser um assunto tão subjetivo nem se discute…
É pena que nem todos saibam acompanhar o tempo e adaptar-se as mudanças que ele impõe, deixar para trás o que não presta… Então, aquelas pessoas que ficam agarradas ao passado, que o defendem como se fosse o tempo ideal isento de saudosismo!
Dizer “no meu tempo” com saudade é admitir que o tempo atual já passou, a conclusão que lhe está implícita é admitir que se está fora do tempo… De forma mais radical, diria que se ultrapassou o prazo de validade e só por esquecimento continuamos a vegetar…
Do mesmo modo que nos vamos adaptando às alterações climatéricas causadas pela poluição, temos também de nos adaptar às suas consequências… se possível!
Cada momento deve ser “vivido” no presente. Nunca devemos aproveitar todas as oportunidades para voltar ao passado. O passado não volta mais e o futuro cabe-nos construí-lo a nós a partir do que realizamos no presente...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...