Etiquetas

quarta-feira, 26 de setembro de 2018

O MAU USO DOS BONS ANTIBIÓTICOS


É essa a principal diferença entre os países do Norte da Europa e os países do Sul, nomeadamente a Holanda. Neste país é a própria população que demonstra uma grande preocupação e sensibilidade quanto à resistência aos antibióticos, quando pergunta ao próprio médico – Preciso mesmo deste medicamento?
Lamentavelmente o mesmo não acontece nos países do Sul onde se verifica um acentuado aumento da resistência aos antibióticos. Uma das causas é o uso excessivo deste medicamento mas também a transmissão de bactérias patogénicas entre pessoas e animais para o que contribui a grande mobilidade existente entre países da Comunidade Europeia.
O recurso aos antibióticos só se compreende quando prescritos pelo médico e não por pressão do paciente só porque tem tosse… O uso inadequado dos antibióticos fica a dever-se muitas vezes à falta de formação dos próprios médicos e outras vezes aos hospitais que se mostram incapazes de evitar a transmissão de infecções entre doentes.
Trata-se de um problema grave nos nossos dias atendendo a que não se dispõem de novos antibióticos. Recorre-se a ligeiras variantes dos antibióticos já existentes, por isso, torna-se urgente encontrar outras formas de eliminar as bactérias patogénicas. Caso não se encontrem outras formas de combate, a resistência aos antibióticos tende a aumentar tornando fatais simples infecções chegando ao ponto de impedir cirurgias consideradas banais devido ao risco de infecção.
Foi esta a conclusão dos cerca de 300 especialistas reunidos anualmente em Lisboa na ESCMID (Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas) já conhecida e sentida por muita gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...