Etiquetas

domingo, 9 de setembro de 2018

A FALTA DE CIVISMO É QUE INCOMODA


Não conhecia o termo que achei perfeito quando o ouvi pela primeira vez. Aliás desconheço outro termo que defina melhor aqueles seres com que me cruzo no vestiário. De acordo com conceituados dicionários online, grunho é uma derivação progressiva da palavra grunhir com o significado em sentido figurado de pessoa rude ou grosseira que a sociedade vulgarmente designa de porco. O termo assenta que nem uma luva naquele pessoal com que frequenta as aulas de karaté ou similares.
Com o início das aulas os grunhos voltaram. Já pensava que o silêncio e a parcimónia tinham regressado mas afinal estava enganado. Diga-se que não tenho nada contra estas modalidades e muito menos contra o professor que está ali para ganhar o seu salário…
Depois de um banho demorado que ameaça esgotar a água quente, os grunhos ignoram a placa de madeira com que enclausuraram a sauna, a ausência de algumas portas nas cabines dos duches, a avaria de alguns chuveiros, a degradação das “camas” no repouso e falam alegremente entre si sempre num tom de voz audível onde quer que se encontre.
Enquanto me visto apressadamente sou obrigado a escutar a conversa entre eles. Falam das particularidades da aula dando conselhos uns aos outros nos quais ninguém está minimamente interessado e quem quiser que não oiça.
Não é a cor da pele ou o extracto social donde provêm, o que realmente incomoda é a falta de civismo cada vez mais comum neste nível etário que se revela ao ocupar a totalidade dos bancos no vestiário com os respectivos sacos sempre num tom de voz elevado. É claro que nem todos os que frequentam a dita aula podem ser apelidados de grunhos.
Felizmente há excepções.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...