Etiquetas

terça-feira, 11 de setembro de 2018

A FORÇA DO VENTO


Nunca gostei do vento. Não gostava porque me desalinhava o cabelo e o vestuário além de transportar para bem longe o chapéu que completava a toilette e tudo sem pedir licença…
Hoje continuo a não gostar do vento principalmente porque me desequilibra ainda mais, qual folha morta que conduz por onde quer. O vento que faz as delícias de uns é motivo de tristeza para outros, ninguém está contente com o que tem…
Com o avançar da manhã, o vento sopra por todo o lado desde o litoral Norte ao interior fruto das alterações climáticas que se fazem sentir mas que todos fingimos não ver. No entanto, vivemos rodeados de ar por todo o lado, imprescindível à nossa respiração! É ele que se encontra na base da formação do vento. Enquanto o ar quente tende a subir, o ar frio desce para ocupar o seu lugar vago originando os ventos verticais mas pode formar-se à superfície ao deslocar-se das altas para as baixas pressões existentes.
Soprando com mais ou menos força, sente-se por toda a parte e quanto mais forte mais agrada aos praticantes de Windsurf cada vez em maior número.
O mesmo vento reconheço que realiza tarefas muito úteis sem as quais a vida na Terra seria insuportável. É ele que modela a superfície do nosso planeta, desloca as nuvens no céu, forma as ondas do mar, faz “voar” os balões de ar quente e os papagaios além dos “para-quedas” dos praticantes desta modalidade com os quais eu me extasio junto ao rio… sem sair  do carro.
No entanto, quando sopra com demasiada força o vento pode causar muitos estragos ao aumentar as ondas do mar, desenraizar árvores e levando até os telhados das casas. Numa perspectiva de reconciliação com muitos dos elementos do passado, reconheço essas particularidades negativas que não esqueço contudo, o vento realiza também muitas tarefas úteis à humanidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...