Etiquetas

terça-feira, 25 de setembro de 2018

QUANDO O MAL É A TOSSE


Sempre fui avesso a tomar qualquer medicamento e contra a tosse esses remédios variam conforme o que está na moda. Abro uma excepção para os remédios caseiros à base de cenoura ou do aloé. Estas partes da planta, em presença de açúcar, segregam um líquido viscoso que atenuam naturalmente a tosse.
Com efeito, estes xaropes, devido ao seu poder broncodilatador, são capazes de aliviar a tosse dando uma sensação de bem-estar sem contudo curar esse mal. Como complemento, pode tomar-se uma colher de mel dissolvido num copo de água que ajuda a hidratar as cordas vocais contribuindo assim para diminuir os acessos de tosse. Os remédios, sejam eles quais forem, apresentam efeitos secundários nefastos ao ser humano que convém ter em conta.
Desta vez, investigadores da Universidade de Basileia, chegaram à brilhante conclusão de que, em pacientes cuja tosse perdurava para além de três a oito semanas, os remédios contra a tosse em nada ou muito pouco ajudaram a recuperar desse mal. No entanto, os efeitos secundários fizeram-se sentir com maior incidência nas dores de cabeça, náuseas, dores no peito e mesmo, nalguns casos, agravamento da própria tosse…
Cabe apenas ao médico de família tranquilizar o doente, em vez de receitar à partida um medicamento contra a tosse mesmo que isso implique dedicar mais tempo à respectiva consulta.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...