Etiquetas

sexta-feira, 28 de setembro de 2018

FOTOGRAFIAS


Comparando fotografias antigas com o visual actual, sai-se sempre a perder pois o aspecto de agora geralmente é pior, salvo raras excepções. Deste confronto verifiquei que afinal a diferença não é muita. Talvez exiba um ar mais cansado, nada que não desapareça com uma noite bem dormida. Além disso, surpreende-me que os estragos feitos pelo tempo não sejam assim tantos e a maior parte já eram existentes.
Entre a fotografia e o aspecto actual vão décadas de história, duma vida mal ou bem vivida pouco importa mas vivida. Nela revejo ruas, costumes e sobretudo gente que se afastou, não de mim como poderia pensar-se, mas da doença que assusta qualquer um qualquer que seja. Era assim que pensava e reagia mas que agora, depois dum longo e demorado processo, consigo ver com maior naturalidade.
Há sempre um momento em que somos confrontados com fotos do antigamente e nem é preciso que a distância (em tempo) seja muito grande. Basta que a alteração seja tão repentina que não dê tempo indispensável à habituação. Compara-se então a imagem sorridente da fotografia com o aspecto dos nossos dias o que é .normal, o problema está quando essa comparação acarreta sentimentos negativos. Aí, fica-se quieto durante longos períodos na contemplação da triste realidade.
Nesse momento é altura de reagir de forma racional de maneira convincente que a realidade não é assim tão triste como à primeira vista podia parecer. É tempo de pensar mais em si próprio deixando para trás o que já foi. O tempo não se comove com a vontade de cada um e não tem retrocesso. É fundamental admitir que não se permanece sempre igual ao longo do tempo. A vida ensinou-nos coisas que o tal da fotografia não sabia, aquela qualidade que orgulhosamente hoje se exibe e que dantes não existia.
Em suma, em vez de se comparar com a fotografia, aproveite para desenvolver as qualidades que a vida entretanto lhe ofereceu e fique apenas pela contemplação muda de uma foto curiosa do antigamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...