Etiquetas

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

JUNTAR O ÚTIL AO AGRADÁVEL


Há dias em que as tarefas que precisam de ser executadas aguardam uma ocasião mais favorável para serem realizadas. Na verdade, há tarefas que embora sejamos obrigados a fazer não dão prazer nenhum. Outras, pelo contrário, desempenham-se com o maior prazer e nem é preciso relembrar.
Conseguir juntar o útil ao agradável é o sonho de qualquer um mas nem sempre é conseguido. Toda a gente consegue distinguir umas tarefas das outras embora isso possa variar de pessoa para pessoa. O que dá grande prazer a uns, causa o maior aborrecimento a outros. Muitas vezes repito para mim mesmo a célebre frase que já todos pronunciaram independentemente dos decibéis empregados, “amanhã faço isso, hoje não me apetece” ou então “não tenho a ferramenta apropriada a essa situação”… Esta é uma forma (a mais usual) de procrastinar qualquer tarefa mais aborrecida mas que tem de ser feita…
A melhor maneira é associar uma tarefa aborrecida da qual queremos fugir com outra que nos dê prazer desempenhar. O método não foi inventado por mim, já existe há vários anos com o nome de “temptation bundling”, consiste em associar algo desagradável com outra coisa que nos dá muito prazer. Devo confessar que já experimentei aplicar este método a tarefas desagraveis sem qualquer sucesso…
Há dias mais propícios para desempenhar determinadas tarefas do que outros.
Há dias assim…

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...