Etiquetas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

VERÃO DE SÃO MARTINHO

Segundo o calendário litúrgico, o dia de S. Martinho celebra-se a 11 de Novembro, data em que o Santo foi a enterrar em Tours (França) no ano de 397. Neste dia é habitual assarem-se castanhas e beber o vinho novo, produzido com a colheita do verão anterior. Em nossa casa, o que se bebe a acompanhar as castanhas é a jeropiga.
O Magusto é uma tradição popular celebrada de norte a sul do nosso país e, pelo que sei, também na Galiza. Mas o que mais me impressiona é que o tempo invernoso geralmente melhora dando lugar a alguns dias de sol e temperaturas amenas. O fenómeno é designado pelo Verão de São Martinho. Há quem interprete este fenómeno à luz da religião com base na lenda de São Martinho contudo existe uma explicação meteorológica para este fenómeno que se vem repetindo ao longo dos séculos desde a época em que o santo viveu. Geralmente, nesta altura do ano, é normal que se instale um anticiclone na Europa Ocidental que dá origem aos dias de sol e às temperaturas amenas em pleno outono.
Abençoado São Martinho e ao anticiclone que, por breves dias, provoca um interregno nestes tristes dias de chuva que temos vivido.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...