Etiquetas

domingo, 10 de novembro de 2013

O RANKING DAS ESCOLAS

Tinha tentado resistir à tentação de comentar o ranking das escolas mas começa a enjoar-me tanto comentário nos órgãos de comunicação social. Chegarem através do ranking à “brilhante” conclusão de que as escolas privadas obtiveram melhores resultados do que as escolas públicas não seria motivo de surpresa se a maioria dos comentadores conhecesse minimamente a realidade escolar.
É sabido e toda a gente conhece o ditado: “sem ovos não se fazem omeletes”. Quem diz ovos, diz material, isto é, sem bom material não se pode construir nenhuma obra de qualidade. Todos os factores apontados pelos comentadores, desde os socioeconómicos até às condições físicas e económicas das escolas, são relevantes mas, até agora, ainda ninguém teve ovos (há quem lhe dê nome de fruta…) para apontar a verdadeira razão que explica esta discrepância de resultados. É tudo uma questão de material, material humano neste caso. Toda a gente sabe que os alunos que frequentam as escolas privadas são oriundos de meios socioeconómicos privilegiados  Devido ao investimento que os encarregados de educação fazem, são muito mais intervenientes na vida escolar dos seus educandos fazendo deles alunos mais motivados. Quer queiramos quer não ver e divulgar, este é o principal factor que faz a diferença entre as escolas privadas e as escolas públicas.

Deixem-se de comparar o que não é comparável…

1 comentário:

  1. Quando a Escola Pública tiver a possibilidade de selecionar os seus alunos, os pais dos seus alunos e os seus professores... e mandar os outros (aqueles que não quer) para o Privado...
    E já agora: que tal um Colégio para os meninos que não querem estudar e não deixam estudar os que querem?
    Ora aí está um bom investimento para o Ministério da Educação: Ensino Privado para os meninos que não querem estudar...
    Esses eram os colégios que deviam ser subsidiados: alimentem, ensinem, obriguem a estudar quem não quer...

    Depois comparamos...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...