Etiquetas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

A MINHA ÁRVORE DE NATAL

Durante os meus primeiros anos de vida, a Árvore de Natal não fazia parte da decoração natalícia. O lugar de destaque no aparador que ficava à entrada da sala de jantar era ocupado pelo presépio. As prendas, quem as trazia, não era o Pai Natal, pediam-se ao Menino Jesus e eram os pais que as ofereciam… Não sei se alguma vez acreditei no Pai Natal mas acho que a convivência com os rapazes da minha rua não foi consentânea com a hipótese de acreditar.
Com o passar dos anos, a Árvore de Natal foi-se fazendo presente sem contudo nos ser permitido o prazer de colaborar na sua decoração. Essa tarefa era assumida pela minha mãe sem qualquer hipótese de ajuda quer da minha parte quer do meu irmão. Hoje penso que a razão dessa interdição estava relacionada com a fragilidade do material com que eram feitas as “bolas” de Natal e do seu elevado preço para o fraco poder económico da família. Apesar da permissão da presença da Árvore de Natal, as prendas continuaram a ser pedidas ao Menino Jesus… Geralmente não iam além de umas luvas, um cachecol, um chocolate…
Hoje a Árvore de Natal faz-se não como outrora em atenção aos filhos já adultos mas para contentamento e felicidade do meu neto. È gratificante observar o prazer com que o pequenote colabora na sua decoração! As prendas, essas ainda continuam a ser pedidas ao Pai Natal…
Está na hora de começar a tarefa de decorar a árvore de natal cá de casa… com a colaboração do Miguel… obviamente!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...