Etiquetas

sexta-feira, 31 de maio de 2013

TIOS E TIAS

Em criança, talvez como a maioria das crianças, também tive tios e tias… Recordo com nostálgica saudade a minha tia Rosa… meia louca super divertida na sua sã loucura… Adorava aquela tia que habitava um casarão em plena cidade do Porto mas com um grande quintal onde criava galinhas e coelhos. Cozinheira exímia brindou-me com as mais saborosas refeições que até hoje tive o prazer de degustar…
Nesse tempo, “tio e tia” eram apenas os irmãos dos nossos pais. Hoje em dia, os verdadeiros tios e tias, são tratados pelo nome, enquanto os conhecidos e amigos, muitas vezes, assumem esse falso parentesco.
Esta moda dos “tios e tias” originária de Cascais estendeu-se a quase todo o litoral norte, fazendo já parte do léxico das gentes que sazonalmente frequentam essas praias. Mas nem só gente fina ou armada em fina é que faz uso deste tratamento de "tios" e "tias". Não há adulto ou adolescente que nunca tenha sido apelidado de tio por uma criança pedindo qualquer género de informação. Basicamente, «os "tios" e as "tias" nunca são mais novos do que os respectivos pais. Nessas circunstâncias, nunca contesto o tratamento e assumo o “parentesco”.
Entre este tratamento e a vulgariza palavra "você" prefiro seguramente o tratamento de “tio”.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...