Etiquetas

terça-feira, 28 de maio de 2013

QUEM QUER GOVERNAR UM PAÍS INGOVERNÁVEL?

Haverá alguém que, em seu perfeito juízo, queira governar um país ingovernável? E não sou eu que o digo, já Júlio César dizia que “nos confins da Ibéria vive um povo que nem se governava nem deixava governar”. Por mais altruísta que seja, haverá alguém queira ser governante de um país à beira da bancarrota com um povo descontente a raiar a miséria, sem emprego, sem acesso aos serviços de saúde, sem futuro…? Só com um grande incentivo, uma grande contrapartida é que se compreende esta ânsia de poder dos líderes dos diferentes partidos políticos. E esse incentivo, todos sabemos qual é... Que seria desses senhores que lideram os diferentes partidos se não fosse a própria liderança? Neste país fariam parte da extensa lista dos desempregados. É óbvio que, fazendo parte do Governo, terão o futuro assegurado: altas reformas, automóveis, motoristas, secretários… Tudo isso à conta do povinho português. Acorda bom povo, acaba com a alternância… exige uma alternativa…!
Querem um exemplo? Vejam o caso da Finlândia. Depois de recorrer ao FMI, apareceram movimentos cívicos exigindo que os prejuízos causados pelas falências bancárias fossem pagos pelos accionistas dos Bancos e respectivos credores e não pelos cidadãos. O primeiro-ministro foi julgado por incompetência.
Assim, em 25 de Abril de 2009, a Islândia foi a eleições. Um partido novo (Aliança Social Democrata) ganhou as eleições.
Foi inevitável o aumento de impostos e os cortes na despesa a par de uma ampla reforma fiscal severa. Para isso, elaboraram uma nova constituição.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...