Etiquetas

sexta-feira, 10 de maio de 2013

RAPARIGA COM BRINCO DE PÉROLA


Já li, já vi o filme e estou a reler o bestseller da escritora Americana, Tracy Chevalier. A escritora inspirou-se num dos quadros mais famosos do pintor Johannes Vermeer, "Girl with a Pearl Earring".
Reler um livro, se nos trás recordações, boas ou más, é assim como uma viagem ao passado. Este livro traz-me a recordação da insistência do meu filho para que víssemos o filme em DVD e toda a envolvência desta cena familiar. Tudo isso me vem à memória num sentimento agridoce um misto de saudade desse tempo em que a família estava reunida e o sentimento de paz e segurança da cena familiar de final de dia…
À medida que vou avançando na leitura do livro vou relembrando também a história. O enredo passa-se na Holanda do século XVII. Depois de o pai ficar cego devido a uma explosão, Griet vê-se obrigada a trabalhar como criada em casa de Johannes Vermeer para ajudar a família. Devido ao seu talento artístico, Giet acaba por despertar a atenção de Vermeer que a leva para o mundo da arte, tornando-a a sua musa...
É realmente uma obra prima da literatura mundial que vale a pena ler… ou reler.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...