Etiquetas

terça-feira, 21 de maio de 2013

O PODER DO SILÊNCIO


No rescaldo dos jogos deste domingo que fez do F.C.P. campeão, tenho assistido na TV, café e nas ruas, a acesas discussões entre adeptos dos dois clubes pondo em causa o merecimento da vitória do Porto e atribuindo as culpas à arbitragem, aos treinadores, aos jogadores…
O que podia ser uma simples troca de opiniões acaba, regra geral, em acesas discussões. À medida que a discussão evolui, vai subindo o tom de voz até culminar numa gritaria que me faz lembrar a estratégia usada pelas crianças. Todos testemunhamos já que quando uma criança não consegue uma coisa desata numa berraria com o intuito de obter, com os seus gritos, o que não conseguiu por outros meios. Inconcebível é que muitos adultos se comportam da mesma maneira. As discussões são normais na infância e quando muito na adolescência, mas na idade adulta revelam falta de maturidade e falta de controlo.
Nem sempre é fácil controlarmo-nos no meio de uma discussão, sobretudo quando a razão nos assiste, mas há uma coisa que podemos fazer – calar-nos. O nosso silêncio funciona como um travão à discussão que não levaria a nada. Neste nosso silêncio, estamos a dizer ao nosso interlocutor: Já conheces a minha opinião e espero que tenhas a capacidade de reconhecer que me cabe a razão.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...