Etiquetas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A GREVE DOS PROFESSORES


Não posso concordar, mesmo na situação de professor aposentado, com a greve agendada para a época dos exames. Não concordo na medida em que os únicos prejudicados são os alunos e respectivos encarregados de educação. Para o Governo, são uns milhares de euros que “mete ao bolso” ao descontar um dia de vencimento bem como o subsídio de refeição a cada um dos grevistas.
Não questiono os motivos nem a razão que assiste aos professores para fazerem greve mas reconheço que infelizmente ela não levará a uma mudança de atitude da parte do governo.
Soube-se agora que cada reformado já perdeu, nos últimos três anos, cerca de 730 € da sua reforma. Como reformado, sem hipótese de fazer greve, sinto a mesma revolta que os meus colegas no activo. Contudo, não posso concordar com proposta de greve aos exames.
Não foi levianamente que decidi reformar-me. Gostava da profissão e penso que fui um bom profissional a vários níveis. Desempenhei quase todos os cargos possíveis numa escola, raramente faltei e só por motivo de doença devidamente comprovada mas já estava cansado do funcionamento do Sistema de Ensino. Não há incentivos para se tornar um bom profissional. O sistema de avaliação dos professores é uma fraude reconhecendo mérito a quem não o tem e deixando para trás muitas vezes os mais competentes. Neste sistema, é indiferente trabalhar bem ou mal, faltar muito ou nunca… Pelo contrário, quanto mais competente um professor se mostra, mais trabalho lhe dão, e no final pagam o mesmo a todos. Esta situação é revoltante daí não concordar com o sistema de avaliação tal como se define actualmente. A avaliação devia ter em conta o trabalho desempenhado e ser concretizada por uma entidade superior e externa à escola. Nunca uma avaliação entre pares poderá ser justa. Há sempre o medo do melindre do colega que está a ser avaliado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...